O que é o Servas?
O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) foi fundado em 1951, durante o governo Juscelino Kubitscheck, em Minas Gerais, quando sua esposa, Sarah Kubitscheck, criou as Pioneiras Sociais, para dar apoio à maternidade e à infância. Posteriormente, o trabalho se estendeu para a área educacional.
Em 1956, a entidade foi desvinculada do Governo Estadual. Foi criada, então, a Associação Mineira de Orientação e Apoio à Maternidade e à Infância (Amoami), que propunha iniciativas voltadas também para a saúde. Dez anos após a fundação das Pioneiras, a Amoami foi transformada no Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). A partir de 1966, a instituição passou a apoiar programas de geração de emprego e renda.
A necessidade de integração com as várias esferas do governo levou o Servas, em 1983, a ampliar seus objetivos, articulando convênios também com a iniciativa privada. Dessa forma, as ações do Servas, hoje, se estendem à busca de soluções para diversos problemas sociais do Estado, contando com doações, promoções e campanhas para desenvolver suas atividades, com a finalidade de garantir a inserção permanente do cidadão na sociedade.
O Servas é uma associação civil, de direito privado, sem fins econômicos, que tem como objetivo promover e executar ações sociais em Minas Gerais, dotado de autonomia administrativa, financeira e operacional. É reconhecido como entidade de utilidade pública nos níveis municipal, estadual e federal.
A necessidade de integração com as várias esferas do governo levou o Servas, em 1983, a ampliar seus objetivos, articulando convênios também com a iniciativa privada. Dessa forma, as ações do Servas, hoje, se estendem à busca de soluções para diversos problemas sociais do Estado, contando com doações, promoções e campanhas para desenvolver suas atividades, com a finalidade de garantir a inserção permanente do cidadão na sociedade.
O Servas é uma associação civil, de direito privado, sem fins econômicos, que tem como objetivo promover e executar ações sociais em Minas Gerais, dotado de autonomia administrativa, financeira e operacional. É reconhecido como entidade de utilidade pública nos níveis municipal, estadual e federal.
Servas MG
Trabalho Realizado?
Visando complementar a atuação do poder público, o Servas atua hoje por meio de programas, projetos e ações que visam promover melhor qualidade de vida para milhares de pessoas – crianças, jovens, adultos e idosos, em apoio instituições filantrópicas de serviços assistenciais, aos municípios, objetivando o desenvolvimento comunitário e a inclusão social dos cidadãos; para geração de renda, e arte-educação, abrindo oportunidades para jovens estudantes.
Secretaria de Estado da Saúde
Esses são os programas:
VitaVida - Contra a fome e o desperdício: alimento gratuito para centenas de instituições filantrópicas. O VitaVida é reconhecido como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil e, em 2007, recebeu o Prêmio Maria Regina Nabuco em segurança alimentar e nutricional. “O VitaVida é um programa que combate duas chagas sociais: a fome e o desperdício, graças à receita de solidariedade de nossos parceiros”, observa Andrea Neves, presidente do Servas.
Fonte: http://turmadochapeu.com.br/avanco-do-dia/parceriassociais-vitavida-e-receita-de-solidariedade/
Turma do Chapéu
Minas Solidária - Apoio às famílias atingidas pelas chuvas de 2003 e 2004. Construiu e doou 953 moradias em 60 municípios.
O SICEPOT-MG é um dos parceiros do Movimento Minas Solidária, iniciativa do SERVAS - Serviço Voluntário de Assistência Social , que proporciona a reposição de moradias a centenas de cidadãos mineiros desabrigados pelas chuvas. São parceiras, junto com o Sindicato, diversas empresas associadas.
Núcleo de construção e cidadania
PAE - Móveis, equipamentos, veículos, alimentos, agasalhos para centenas de instituições assistenciais.
De 2003 a 2009, o PAE doou 100 veículos novos e 191 veículos usados, mais de 3.500 equipamentos entre computadores, eletrodomésticos, mobiliário e utensílios de cama, mesa e banho;125.000 itens entre calçados, roupas, agasalhos e cobertores; 32.000 brinquedos e cerca de 500 toneladas de alimentos. Foram beneficiadas 2.625 entidades em 648 municípios.
Servas MG
Centro Solidário - Educação, alimentação e lazer para crianças em espaços alegres, bonitos e saudáveis em 13 municípios.
Promover e assegurar o bem-estar, o crescimento e o desenvolvimento integral de crianças de zero a 6 anos é o objetivo do programa Centro Solidário de Educação Infantil, lançado em 2004 pela presidente do Servas, Andrea Neves.
Servas MG
Vozes do Morro - Divulga e valoriza a criatividade da produção musical de BH, Ibirité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Com o objetivo de divulgar e valorizar a produção musical das vilas, favelas e aglomerados da região, o Programa Vozes do Morro é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e Sindicato das Empresas de Rádio de Televisão de Minas Gerais (SERT – MG), com o apoio do Sebrae MG.
Poeira e Cantos
Assitam os 10 selecionados de 2010
Fonte: www.youtube.com
Campanha Volta - Ampla rede de parceiros numa mobilização de solidariedade e apoio a quem tem parentes desaparecidos.
Mobilização da Campanha Volta, do Servas e Governo de Minas, realizada na praça Sete - 25.5.2009
Fonte:http://picasaweb.google.com/lh/photo/wRPD0LIGNWkvO1FEQuSlcwhttp://picasaweb.google.com/lh/photo/wRPD0LIGNWkvO1FEQuSlcw
Digna Idade - Reformas, equipamentos e qualificação de pessoal em instituições filantrópicas para idosos.
“Esse programa é a forma mais eficiente para darmos o mínimo de tranqüilidade, de conforto e dignidade aos idosos de Minas Gerais. O Estado conseguiu mobilizar uma grande rede em todas as regiões do Estado e esse programa tem um caráter que é o da preparação, do treinamento, da capacitação das pessoas que vão cuidar dos idosos. É preciso amor, carinho e preparo dessas pessoas, em relação aos problemas dos idosos. Vamos continuar ampliando este programa até o final do meu mandato”, anunciou o governador Aécio Neves.
Digna Idade – WordPress
CMRR - Qualificação profissional, geração de renda, consumo consciente, reutilização e reciclagem de resíduos.
Inaugurado em 12 de junho de 2007 pelo Governo de Minas, em parceria com o Servas, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) é um espaço aberto aos municípios, escolas, comunidades, associações e cidadãos no apoio ao tratamento adequado de resíduos e promoção do consumo consciente. Oferece informações, experiências e ações para transformar resíduos em geração de renda e para melhor aproveitamento e preservação dos recursos naturais.
Servas MG
Brinquedoteca Hospitalar - Espaços que contribuem para a recuperação de crianças em tratamento em hospitais públicos.
O presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Luís Márcio Araújo Ramos, destacou a importância das parcerias público-privadas que colaboram com ações de humanização nos serviços de Saúde. “A brinquedoteca do Cepai é um presente para todas as crianças e adolescentes que são atendidos na unidade. E certamente vai agregar mais qualidade aos serviços prestados à nossa clientela”, considerou Luís Márcio. “O projeto promove alegria e solidariedade”, completou o conselheiro da Ale Combustíveis, Paulo Moraes, que são parceiros do Servas na construção da brinquedoteca.
Minas Em Pauta – Saúde e ação Social
Valores de Minas - Oferece experiências em arte e cultura para o desenvolvimento de estudantes da rede pública estadual.
O Valores de Minas foi criado pelo Servas em 2005 e tem o objetivo de estabelecer a inclusão social de jovens, com idades entre 13 e 24 anos, da rede de ensino pública e estadual por meio da arte e do estímulo ao talento. A ação, apoiada pela FIDENS desde o seu início, já beneficiou cerca de 500 jovens, a partir do oferecimento gratuito de oficinas de artes plásticas e cênicas (teatro), dança, música, história da arte, literatura e aulas de cidadania.
Findens – Relações que constroem
Fonte: Youtube.com
Proteja Nossas Crianças - Ampla campanha contra a exploração e todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.
Lançado em 15 de maio de 2008, o programa sensibiliza a população contra esse tipo de violência e sobre a importância de denunciar esses crimes. O programa tem o apoio de veículos de comunicação que exibem gratuitamente filmes nas emissoras de TV, spots nas rádios e anúncios em jornais e revistas. Também são parceiros na campanha entidades civis. Parceiros reiteraram este ano o compromisso de proteger as crianças firmado, há um ano, com a assinatura da Carta de Minas.
Blog do Maha
Às ações sociais:
Eficiência Energética - Apoio às entidades de assistência social do Estado.
O governador Aécio Neves lança a Energia do Bem; (Programa de Eficiência Energética da Aneel), ação conjunta do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), Cemig e Servas, para beneficiar entidades de assistência social de todo o Estado. As instituições receberão equipamentos como aquecedores solares, geladeiras, chuveiros e lâmpadas econômicas e recuperadores de calor.
Governador Anastasia faz doações do projeto Energia do Bem
Fonte: Youtube.com
Conta com a gente - Ação conjunta do Governo de Minas, Copasa e Servas de apoio a entidades de assistência social.
A Ação Conta a Gente, desenvolvida em conjunto pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Sedese), Copasa e Servas, com o apoio do Ministério Público, beneficia as entidades de assistência social atuando em dois eixos: subvenção e incentivo ao apadrinhamento das contas da Copasa. A ação une forças com a Cemig, que possibilita esses mesmos benefícios nas contas de energia por meio de programa próprio.
Servas Mg
Outras Ações - Respeito e Valorização da Vida.
Casas-Lares
O Servas apoiou a iniciativa do Governo de Minas que criou novas Casas-Lares em Minas Gerais, mediante a doação de móveis e equipamentos para a montagem de sete unidades em Belo Horizonte.
Pastoral da Criança
Em parceria com o Governo de Minas, o Servas vem desenvolvendo outras ações de apoio a entidades, movimentos e associações. É o caso da parceria com a Pastoral da Criança que, em 2005, recebeu 1.539 kits de utensílios – compostos de 164 itens – para serem utilizados no trabalho desenvolvido pela Pastoral em municípios do Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, beneficiando 1.539 comunidades.
Cow Parade
Em 2006, o Servas apoiou a Cow Parade – evento mundial que instala esculturas de vacas de fibra de vidro modificadas por artistas em locais públicos. As obras são leiloadas e a renda é revertida a instituições sem fins lucrativos que executam ações sociais. Depois de expostas pela cidade de Belo Horizonte, as vacas foram vendidas e parte dos recursos destinada ao Servas, que os utilizou para fortalecer a parceria com a Pastoral da Criança.
O Servas apoiou a iniciativa do Governo de Minas que criou novas Casas-Lares em Minas Gerais, mediante a doação de móveis e equipamentos para a montagem de sete unidades em Belo Horizonte.
Pastoral da Criança
Em parceria com o Governo de Minas, o Servas vem desenvolvendo outras ações de apoio a entidades, movimentos e associações. É o caso da parceria com a Pastoral da Criança que, em 2005, recebeu 1.539 kits de utensílios – compostos de 164 itens – para serem utilizados no trabalho desenvolvido pela Pastoral em municípios do Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, beneficiando 1.539 comunidades.
Cow Parade
Em 2006, o Servas apoiou a Cow Parade – evento mundial que instala esculturas de vacas de fibra de vidro modificadas por artistas em locais públicos. As obras são leiloadas e a renda é revertida a instituições sem fins lucrativos que executam ações sociais. Depois de expostas pela cidade de Belo Horizonte, as vacas foram vendidas e parte dos recursos destinada ao Servas, que os utilizou para fortalecer a parceria com a Pastoral da Criança.
Servas MG
Cow Parede Belo Horizonte 2006 - Rede Minas - 2º Edição
Vendas das vaquinhas beneficia com compra de kits para pastoral da criança - Servas MG
Fonte: Youtube.com
Qual a importância do Servas MG?
Basicamente, o Servas busca a excelência em melhoria de qualidade de vida das pessoas.
Buscando atender quem não tem condições de ter acesso a cultura, alimentação. Ajuda familias atingidas pelas chuvas com agasalhos, comida. Busca Parceiros para contribuirem com aparelhos eletrônicos, computadores para instituições. Além de tudo isso procura espaços para que crianças e adolescente possam ter lazer, aprender novas profissões,oficinas de arte, e muito mais. Cria projetos para ajudar músicos independentes e artistas de periferias e aglomerados a divulgar seu trabalho, e ainda ensinando-os a melhorar no que sabem. Vem junto com o projeto "Campanha volta", ajudar na busca de pessoas desaparecidas, assim trazendo conforto para às famílias dessas pessoas. Com o projeto "Brinquedoteca Hospitalar" contribuem para a recuperação de crianças comd eficiência física,entre outras, que estão em hospitais públicos. Entre tantas outros projetos ajudando na melhoria de vida de pessoas que não teriam acesso há tais benefícios.
Portanto, o Servas e o Governo de Minas têm uma importância de tamanho tão grande para a formação de pessoas, adultos qualificando,
tirando jovens das ruas, ensinando artes, profissões, cultura; e mais, ajudando a famílias carentes que precisam de alguma ajuda.
Projetos sociais, encaminhamento a cultura e a arte, tratamento de pessoas com algum problema, sem isso, não conseguiríamos fazer o nosso País mudar. Pois o que precisamos não é só de idéias, temos que ter atitude e realizar ações como o Servas e o Governo de Minas. Um exemplo mais simples, é a criação de ongs e projetos sociais.
Se cada um fazer um pouco, vamos transformar o nosso país em um país de cultura e desenvolvimento, e apagar o que somos considerados em outros países; um país subdesenvolvido.
Não é querendo ser chata, mas o programa Valores de Minas atende jovens a partir dos 14 anos, não dos 13. E esqueceram de citar o Circo entre as disciplinas do programa.
ResponderExcluir